IP Dedicado

Fazer uso de um IP Dedicado para enviar campanhas de e-mail é uma prática muito recomendada de Marketing Digital, principalmente para empresas com alto volume de disparos de e-mails mensais.

Caso você constate essa necessidade, você pode contar com a facilidade de contratar um IP Dedicado para o envio de suas campanhas. Ele ajuda a assegurar a reputação do seu domínio e a entregabilidade de seus e-mails. Assim, sua empresa passa a ter maior autoridade sobre a própria reputação, não tendo sua capacidade de entrega influenciada por outros clientes que compartilham o mesmo IP.

Para garantir que um cliente não prejudique a entregabilidade de outros, os IPs dos clientes do Bulldesk são compartilhados entre contas que possuem menor volume de envio e a mesma média de métricas de entregabilidade e engajamento.

O IP dedicado é aplicado por Conta e não por domínio. Por exemplo: se uma conta utiliza mais de um domínio para enviar campanhas de emails, todos os domínios configurados irão usar o IP dedicado da Conta. Por isso, não é possível contratar um IP dedicado para cada domínio.

Como solicitar um IP Dedicado

Todos os clientes devem solicitar o IP dedicado no e-mail suporte@bulldesk.com.br.

A contratação do IP Dedicado tem o valor de R$190,00 mensais e passa por um processo de configuração técnica do nosso time de desenvolvimento. Este IP também vai precisar passar por um warm up, que deve ser conduzido por você e/ou sua equipe técnica. Mais detalhes sobre como realizar essa ação abaixo.

Para fazer o warm up, você deve optar por uma estratégia mais conservadora ou agressiva:

Warm up conservador: é a forma mais controlada e que leva mais dias para ser concluída, porém, é a que tem mais chances de gerar bons resultados durante e após o warm-up;
Warm up agressivo: é a forma mais rápida, que leva menos dias para se completar, é necessária a contratação de, pelo menos, 2 IPs dedicados. Essa forma é a que tem mais impacto de volume em menos tempo, com chance de servidores com filtros muito restritivos não entregarem algumas mensagens enquanto ainda acontece o warm-up.

Warm up corresponde a aumentar progressivamente o volume de e-mails enviados pelo seu domínio em determinado IP, de forma a assegurar que seu IP e domínio não sejam confundidos com spammers pelos serviços de e-mails.

Após configurar o IP Dedicado e determinar qual estratégia você vai utilizar, você precisa definir qual é o seu Volume Máximo Diário Ideal, que é o número máximo de e-mails que você precisa enviar em um único dia, levando em conta uma pausa para imprevistos.

Por exemplo, se sua base de leads é de 25.000, mandar um e-mail para toda a base em um dia é um volume de 25.000. As boas práticas de E-mail Marketing recomendam não enviar muitos e-mails para um mesmo lead, mas se você por alguma razão, precisar fazer isso duas vezes no mesmo dia, você vai ter um volume de 50.000 e-mails, situação muito singular. Nesse caso, 50.000 é o Volume Máximo Diário Ideal.

Em posse do seu IP Dedicado, da sua estratégia de warm-up e do seu Volume Máximo Diário Ideal, você deve seguir a tabela de referência abaixo para planejar e disparar e-mails diariamente. Os e-mails devem ser enviados apenas aos leads engajados da sua base para evitar que este IP seja comprometido:



A abordagem agressiva só deve ser utilizada em casos de contratação de pelo menos 2 IP’s dedicados.

Veja que quanto maior o seu Volume Máximo Diário Ideal, mais dias o warm-up vai levar para finalizar o ciclo. De acordo com o exemplo anterior, de Volume Máximo Diário Ideal de 50.000, o warm-up conservador estaria completo após um mês, enquanto o agressivo será atingido após 15 dias. O ponto mais crucial é que os disparos sejam crescentes, até atingir o volume desejado.

Qual estratégia escolher?

A escolha de uma estratégia conservadora ou agressiva depende, principalmente, do nível de qualidade e engajamento dos leads - além da quantidade de IPs contratados. Para uma lista menos confiável, é recomendada uma estratégia conservadora, gradual e crescente.

Idealmente, o processo de warm up deve ser executado com um volume menor de envios no período inicial de uso do IP dedicado, visando apresentar seu IP, conteúdo e engajamento aos provedores de e-mail. Depois, você pode enviar o volume desejado de e-mails, levando sempre em consideração as boas práticas para evitar ao máximo que seus e-mails sejam classificados como spam.

Para saber mais sobre as boas práticas de e-mail marketing você pode acessar este artigo aqui.

A escolha é estratégica e com possibilidades de adaptações para melhor atender seus objetivos. As duas opções são válidas e podem trazer os efeitos que você deseja, desde que os princípios do warm up estiverem contidos fundamentalmente para aquecer o IP. A liberação do IP e o warm up são processos que levam, em média, 30 dias corridos para serem concluídos - e só são iniciados mediante confirmação do pagamento.
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