A regra determina quais são os leads que irão entrar na campanha. Toda campanha automática precisa necessariamente ter uma regra.

Assim que você já tiver a sua campanha automatizada criada, a primeira etapa é adicionar a regra.



Você pode escolher entre as determinadas regras:

Novo lead na base de leads



Assim que um novo lead entrar no Bulldesk, de forma automática ele irá entrar na sua campanha.

Lead convertido pelo formulário



Assim que o lead se converter em um formulário específico, ele irá entrar na sua campanha.

Essa regra serve somente para formulários que foram criados dentro do Bulldesk.

Lead convertido no identificador



Assim que um lead se converter em um formulário que não foi criado através do Bulldesk (e sim integrado), ele irá entrar nessa campanha.

Caso você escolha a opção "Lead convertido pelo identificador" é necessário que o identificador seja exatamente igual ao campo Identifier presente no script da integração.

<script src="//static.bulldesk.com.br/forms.js"></script>
<script>
new BulldeskFormIntegration({
token: '8b090cf321e77316db6a2e4f3112c7c1',
validate: true,
identifier: 'Identificador da Conversão'
});
</script>


Se você não souber o que foi inserido, também é possível buscar essa informação em um lead que chegou no Bulldesk através desse formulário. Exemplo:



Nesse caso, o meu identificador seria: trial-step-3

Lembrando que deve ser escrito exatamente igual.



Leads novos ou atualizados na segmentação



Todo lead que entrar na segmentação escolhida, ou que já estiver na segmentação e for atualizado, de forma automática irá entrar na sua campanha.

Para entender melhor como funcionam as segmentações, você pode utilizar esse artigo.

Essa regra serve para que você consiga incluir na segmentação somente leads que contenham uma informação específica. Por exemplo: somente os leads com a tag X, ou então somente os leads que responderam Y no formulário.

Negócio ganho

´

Toda vez que você marcar um negócio como ganho dentro do CRM, de forma automática ele irá entrar na sua campanha.

Negócio perdido



Toda vez que você marcar um negócio como perdido dentro do CRM, de forma automática ele irá entrar na sua campanha.

Dias antes do aniversário



7 dias antes do aniversário do lead, ele irá entrar na sua campanha. Caso você queira enviar uma mensagem exatamente no dia do aniversário, basta programar para que ela seja enviada 7 dias depois.

Entenda melhor como criar uma campanha de aniversário acessando este artigo.

Dias antes da data



Você pode criar um campo customizado de data, e fazer com que o lead entre na campanha quantos dias antes dessa data você quiser. Exemplo: O contrato do cliente Marcel vence dia 03/03/2021 e eu quero programar para que ele receba um e-mail 1 mês antes do vencimento. Então basta criar um campo customizado chamado "vencimento do contrato", inserir a data do vencimento, e programar quantos dias antes dessa data ele irá entrar na campanha.

Inserindo mais de uma regra na campanha

Quando você tem mais de uma regra você precisa definir se todas as regras da campanha precisam ser respeitadas, ou qualquer uma das regras precisa ser respeitada.

Ou seja, se você inserir as seguintes regras:

- Lead convertido pelo formulário: Formulário de contato
- Lead convertido pelo formulário: Leads novos ou atualizados na segmentação

Caso você selecione a opção "Todas as regras devem ser respeitadas", o lead irá precisar se converter no formulário e também fazer parte da campanha para poder entrar na campanha.

Caso você selecione a outra opção, caso o lead preencha o formulário mas não esteja na segmentação ele já irá entrar na campanha. Estaríamos falando que para entrar ele precisa se converter no formulário OU estar na segmentação.



Cuidado ao utilizar mais de uma regra e marcar "todas as regras devem ser respeitadas" pois para o lead entrar na campanha ambas ações precisam acontecer ao mesmo tempo. Exemplo: O lead precisa se converter no formulário ao mesmo tempo em que ele entra ou é atualizado na segmentação. Caso contrário ele não irá entrar na campanha.
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